15 fevereiro 2011

A internet a serviço da cidadania...

A cada dia podemos conferir o surgimento de novos blogueiros e twitteiros na net, que passam a integrar uma fabulosa rede mundial de troca de informações e pensamentos. Isso é o óbvio. Mas e a novidade?! A novidade é que essas pessoas adquiriram novos hábitos e agora passam a externar pensamentos críticos, de motivação, de participação social, de denúncia responsável, enfim... passam a mudar o meio social em que vivem, muitos sem sequer ter a noção do potencial positivo dessa mudança.

Quando se manifestam sobre uma notícia, um fato ou até mesmo sobre a posição pessoal adotada por um um terceiro, essas pessoa saem da sua inércia pessoal social e passam a provocar a movimentação de toda uma máquina, que talvez nem soubessem que existia.

Quando trocamos a informação de forma coerente e responsável, o maior benefício vem a favor de TODOS. Cuidar do dinheiro público, da moralidade na Administração, da ética nas relações sociais, educacionais e laborais passou a ser - ainda que de forma inconsciente - uma rotina diária desses personagens da internet.

Portanto, toda essa informação que nos oferece a rede mundial de computadores só faz fortalecer os laços de cidadania e de responsabilidade das pessoas para com elas mesmas e a coisa pública, impulsionando-nos cada vez mais para uma vida participativa e menos acomodada.

Comunica é fazer prova permanente de que se está vivo; e viva a internet...